E Sua Mãe Também

e-sua-mae-tambemInterior oculto

Dois jovens de classe média alta inventam a existência de uma praia para conquistar uma mulher mais velha numa festa de família. A mentira é retomada quando, dias depois, ela telefona para perguntar se o programa ainda está de pé. Será, então, uma viagem de carro a três, pelo interior do México, até o paraíso inexistente.

Tenoch (Luna) e Julio (Bernal) são claramente inexperientes para a vida. Transam em segundos; estão sempre em busca de mulheres e drogas. As descobertas com a espanhola Luisa (Verdú) em torno do sexo – dar prazer a uma mulher e prolongar o tempo do ato – são até esperadas. O curioso é como os três jogam para o alto seus compromissos amorosos, que envolvem viagens e adultério também dos ausentes.

O marido de Luisa, com pouco tempo em cena, mostra-se um sujeito desprezível. Ele valoriza a vivência pelas viagens que faz. Contrasta com a aldeã pobre, que aparece muito depois, que usa esse termo para definir os muitos anos que já viveu. É invejada, ao contrário do homem.

O fato é não há personagens-modelo em E Sua Mãe Também. O homem que confessou trair Luisa pode irritar tanto quanto os dois garotos, que são cabeças-de-vento a maior parte do tempo.

Um acidente de carro de populares chama a atenção ainda no início. Ele acontece em segundo plano, enquanto os dois amigos estão falando qualquer bobagem, parados no trânsito. Outras cenas assim são mostradas, mas nunca se relacionam com a trama principal. Mostram o México bruto, sem dinheiro ou privilégios, de gente que pede dinheiro para um casamento ou que é parada pela polícia no meio da estrada. No road movie, o amadurecimento não passa pelo cunho social. Quer dizer, ele só existe para o espectador, se este aproveitá-lo.

A narração em terceira pessoa é uma característica forte. Para introduzi-la, o som externo cessa. Uma pausa dramática à voz que tudo sabe. Os apontamentos, de fatos que o público não saberia pelos personagens de carne e osso, geram uma reflexão da imensidão da vida, fora daquele carro e do caldeirão de hormônios na viagem. Tenoch passa por onde a antiga babá, que chamava de mãe, nasceu. Luisa, por onde o ex-namorado se acidentou fatalmente. O interior é familiar para esses nobres cidadãos.

E Sua Mãe Também tem histórias para todos os gostos. Há uma natural torcida para os garotos atingirem seu intento, já que Luisa é uma mulher deslumbrante, mas os acontecimentos de fundo são difíceis de ignorar, com a opressão e pobreza das pessoas invisíveis que passam pela câmera. A denúncia é sutil. O prazer a três tenta disfarçá-la.

(Y tu mamá también, , 2001) Dirigido por Alfonson Cuarón. Com: Maribel Verdú, Gael García Bernal, Diego Luna.

Esse post foi publicado em Críticas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário